Como melhorar a velocidade do seu blog com o CloudFlare

Seu blog tem o carregamento lento? você está perdendo muitas visitas por conta disso? Então aprenda agora como melhorar a velocidade do blog.

Você sabia que a velocidade de carregamento do blog ou site é um dos fatores de rankeamento do google? Ter uma página rápida ajuda e muito no sucesso de um blog como também em uma boa experiência para o seus visitantes.

Existem diversas ferramentas para melhorar o carregamento do blog mais vou apresentar os 2 métodos que utilizo e que tenho ótimos resultados e ainda vou colocar 2 ferramentas para você medir a velocidade do seu blog e conferir o resultados. Vamos lá?

CloudFlare
O primeiro eu utilizo no WP College e em outros blog que é o CloudFlare, muito simples fazer as configurações não exige muito conhecimento técnico. O outro método são 2 Plugins de cache para junto como CloudFlare ajuda ainda mais na velocidade do seu blog e assim você não vai mais perder visitantes por conta da demora de carregar o blog não é mesmo?

CloudFlare é um CDN (Content Delivery Network) basicamente ele tem vários servidores espalhados pelo mundo e cada visitante recebe os dados do servidor mais próximo, com isso a velocidade de resposta é muito maior. Por exemplo seu blog é hospedado no Brasil e alguém da China acessa ele, o CloudFlare envia a informação do seu blog pelo servidor mais próximo do seu visitante por isso a velocidade de carregamento do seu blog aumenta.

Criando uma conta no CloudFlare

Primeiro acesse o site do CloudFlare e preencha o cadastro, muito simples.

Criando uma conta no CloudFlare

Após cadastrar o e-mail e usuário é preciso adicionar a url do seu blog.

Adicionando a url do seu blog no CloudFlareAguarde o CloudFlare buscar as informações do seu DNS

Aguardar configurações do DNS CloudFlare

Ao finalizar o temporizado clique em continue. O CloudFlare vai apresentar as configurações do seu DNS

Informações do DNS - CloudFlare

Caso esteja faltando alguma configuração você pode adicionar manualmente preenchendo o formulário abaixo.

adicionar configurações de dns no CloudFlareApós confirmar as configurações você escolhe o tipo de plano, a performance e a segurança do CloudFlare, aqui fiz a escolha do plano Free.

escolha do plano do CloudFlareAo clicar em “Continue” o CloudFlare vai apresentar as novas DNS para serem implementadas no seu domínio.

Atualização de DNS do CloudFlareCaso você não saiba fazer a configuração do DNS de seu domínio acesse a Postagem: Como configurar o DNS no UolHost

Aguarde pois o processo de atualização do DNS pode demorar minutos ou horas, ao fazer este tutorial o processo foi bem rápido.

Veja também:  Como adicionar o Widget do Facebook no WordPress

Para saber se está tudo ok com as configurações do DNS clique no botão “Re-test”

testar configurações do dns CloudFlareSe tudo estiver ok vai aparecer como na imagem logo abaixo. Confirmação de configurações do CloudFlarePronto seu blog está configurado para utilizar os serviços do CloudFlare, só que para melhorar ainda mais os serviços o CloudFlare criou um Plugin para WordPress que adiciona mais funcionalidades.

Ao finalizar a instalação do Plugin do CloudFlare, acesse o menu Plugin>CloudFlare e adicione as informações de sua conta.

configurações do plugin do CloudFlare

2 Plugins para cache do WordPress

Vou apresentar 2 plugins para criar cache para o seu blog em WordPress.

WP Super Cache – Este plugin criar arquivos HTML estáticos do seu blog, em vez do servidor realizar todos os processo para exibir as páginas do seu blog consumido memória RAM e CPU do seu servidor,  ele pega essa página estática e mostra para seu visitante, fazendo com que o tempo de resposta seja mais rápido.

WP Fastest Cache – Este plugin é bem parecido com do WP Super Cache, as configurações são mais simples.

 

Ferramentas Gratuitas para medir a velocidade do blog

ferramentas para medir a velocidade do site

Pingdom Tools – O site apresenta o tempo de carregamento do seu blog, o peso do arquivos de carregamento e tb um gráfico apresentando o tempo de cada arquivo carregado no seu blog. Com isso você tem uma visão do que mais demora de carregar e assim fazer uma limpeza no seu blog.

Load Impact – Esta ferramenta serve para medir a capacidade do servidor caso seu blog tenha um quantidade grande de acesso, dá para ver pelo gráfico a velocidade do blog a medida que vai adicionando visitantes virtuais em seu blog.

 

Espero que tenha gostado desse Tutorial para ajudar seu blog a carregar mais rápido, caso tenha alguma dica deixe um comentário logo abaixo.

Até mais!

 

Gostou da Postagem? Vote Abaixo!

Veja também:


Ultrapack V2

O blog te ajudou? ajude o blog!

Os valores doados serão utilizados para pagar os custos do blog, como hospedagem e domínio.

Doação para o WP College

14 Comentários - Adicionar Comentário

Resposta

Deixe uma resposta

Cadastre-se para receber GRÁTIS minhas melhores dicas!