Conhecendo o WordPress Parte #3 – Temas

Na Parte #3 do Conhecendo o WordPress – Temas vamos falar sobre como procurar e instalar um tema para seu blog.

Essa é uma parte muito importante pois precisamos escolher um bom tema para nosso blog, com diz o ditado “a primeira impressão é a que fica” e com certeza isso vale para o mundo da internet.

Vídeo mostrando como instalar um tema no seu site ou blog em WordPress

Quando o visitante chega ao nosso blog a primeira coisa que ele ver é o design do blog, se ele é limpo, o tamanho da fonte, se é estruturado e bem organizado entre outros fatores.

Existem duas formas para pesquisar um tema: Temas WordPress Gratuitos ou Temas WordPress Premium.

Temas WordPress Gratuitos

No próprio painel do WordPress tem uma opção para você busca um tema gratuito no repositório. Você escolhe as cores, a quantidade de colunas, fundo personalizado, existem muitas opções para você escolher.

Uma coisa muito importante é que tema precisa ter o layout responsivo, isso quer dizer que, ela vai se adaptar a qualquer tipo de tela, tanto para computador quanto para smartphones. Abaixo coloquei uma imagem da internet para ilustrar o conceito do layout responsivo.

responsive-design

 

Agora vamos fazer uma pesquisa para achar o layout ideal para seu blog.

Pesquisando layout pelo painel do WordPress

Vá até o menu “Aparência>Temas” neste local vai aparecer todos os temas instalado no seu WordPress, por exemplo aqui no WP College utilizo o tema Alterna, com algumas modificações que fiz, perceba que ele aparece como “Ativo” no painel isso que dizer que esse tema é o que está atualmente no blog, para modificar clique em um outro tema e clique em “Ativar”.

Para fazer a pesquisa de um tema para seu Blog clique no botão “Adicionar Novo”

Veja também:  Aprenda Como Instalar o WordPress Facilmente.

Painel do WordPress onde estão instalados os temas

Após clicar em “Adicionar novo” aparecerá as opções para você fazer sua pesquisa, escolha as opções desejadas e clique em pesquisar. Para exemplificar coloquei algumas opções, como cor, tipo de layout e colunagem.

Escolha as opções para pesquisar seu tema

Escolhidas as opções clique em “Encontrar temas” e veja o resultado, em todas as opções tem o link de demonstração do tema. veja se é do seu agrado e faça a instalação, veja abaixo a tela do resultado da pesquisa.

resultado pesquisa dos temas

Ao clique em “Visualizar” você tem uma demonstração do tema.

Demonstração do tema do WordPress

Após escolher o tema clique em “Instalar” e aguarde a confirmação.

instalação do tema ok

Ao finalizar a instalação clique em “Ativar” e veja como está seu blog.

Tema instalado e ativado no WordPress

Pronto seu tema foi instalado com sucesso.

Temas WordPress Premium

Existem muitos sites que vendem Temas Premium para o WordPress, mais eu indico o Themeforest, ele tem uma gama de temas para WordPress muito bem elaborados, os temas são segmentados por categorias como por exemplo, blogs, magazine, corporativos, criativos entre outros.

O processo é bem simples, você se cadastra no site do Themforest confirma sua conta pelo e-mail.  No menu WordPress escolha a categoria do seu blog. O site vai mostrar todos os temas atuais, você vai selecionando e vendo as demonstrações dos temas clicando em “Live Preview”.

página do tema do Themforest

Após escolher o tema clique em “Purchase”, para fazer o pagamento do tema que pode ser por cartão de crédito ou pelo Paypal.

pagamento-tema-themeforest

Agora é só aguardar a confirmação do pagamento e fazer o download do seu tema.

Espero que tenha gostado desse postagem sobre temas, caso tenha alguma dúvida pode entrar em contato enviando um comentário. Para receber mais informações cadastre-se logo abaixo colocando seu e-mail, sempre que tiver uma grande dica enviarei para você.

Até a próxima!

Conhecendo o WordPress Parte #3 – Temas
5 (100%) 1 voto

Veja também:


Ultrapack V2

O blog te ajudou? ajude o blog!

Os valores doados serão utilizados para pagar os custos do blog, como hospedagem e domínio.

Doação para o WP College

Resposta

Deixe uma resposta

Cadastre-se para receber GRÁTIS minhas melhores dicas!