Como fazer o backup do WordPress com o Google Drive – Atualizado

Olá como vai tudo bem?

Faz um tempo que fiz um artigo ensinando você a fazer o backup do seu blog em WordPress automaticamente com o Dropbox lembra?

Caso não tenha visto acesse o link: Criando backup do WordPress de forma fácil e segura

Hoje vou ensinar como fazer o backup do WordPress utilizando o Google Drive, vamos lá?

Instalando o Plugin

Faça a pesquisa pelo plugin “Google Drive for WordPress” ou faça o download pelo repositório do WordPress

Pesquisa Plugin Google Drive for WordPress

Ative o plugin e procure pelo menu “Configure Google”

Configurar o plugin Google Drive for WordPress

Clique no link “Google API Console” para criar o código Client ID e o Client Secret.

Para utilizar o plugin é preciso criar um projeto no Google Developers Console, clique em “Create Project”

Criar novo projeto Google Drive for WordPress

Coloque o nome do projeto e um project ID único para seu projeto.

criado projeto backup google drive

Ao clicar em “Create” você será direcionado para a página do projeto. Procure pelo link “Credentials” no menu do lado esquerdo e clique em “Create new Cliente ID”

criando um novo cliente id

vai abrir um modal para você adicionar a url que aparece nas configurações do plugin.

criando cliente id

Cole a Url na opção “Authorized Redirect Uri” e depois clique em “Create Cliente ID”, após clicar você vai localizar o Cliente ID e o Secret ID para copiar e colar nas configurações do plugin.

Veja também:  [Dica]GetReponse: Captura de E-mail + Autoresponder + E-mail Marketing

Assim que confirmar você será direcionado para uma tela de autorização do serviços.

autorização do plugin Google Drive

Após aceitar se estiver tudo ok você vai encontrar essa mensagem.

confirmação de configuração

 

Configuração do Plugin

As configurações são bem simples, no menu Backup Settings você escolhe o nome da pasta, qual o e-mail que vai receber as notificações de backup e a frequência dos backups.

configuração pasta e email notificação

No menu “Manage database” você adiciona o arquivo do banco de dados no backup enviando para o Google Drive.

fazer backup do banco de dados

As demais opções é para excluir pasta ou arquivos do backup.

Teve alguma dúvida durante o processo de instalação e configuração?

Caso tenha pode utilizar os comentários para poder ajudar.

Espero ter ajudado e até mais.

 

Veja também:


Ultrapack V2

O blog te ajudou? ajude o blog!

Os valores doados serão utilizados para pagar os custos do blog, como hospedagem e domínio.

Doação para o WP College

7 Comentários - Adicionar Comentário

Resposta

Deixe uma resposta

Cadastre-se para receber GRÁTIS minhas melhores dicas!