Checklist – 10 passos para melhorar a velocidade do seu blog

Não adianta nada ter um layout espetacular, conteúdo valioso, imagens impressionantes se o seu blog demora um eternidade para carregar.

Você só tem alguns segundos para convencer seu visitante a ficar na sua página.

Para conquistar você precisa criar uma ótima experiência com seu visitante sendo mais rápido, eficiente e o melhor. Seus visitantes vão te amar assim como o Google, pois o tempo de carregamento é um dos fatores para melhor ranking no buscador.

Qual a velocidade de carregamento do meu blog?

Para começar precisamos saber o tempo de carregamento e o desempenho. Execute o teste de velocidade nos sites abaixo para ver os resultados e assim tentarmos otimizar o tempo de carregamento.

PageSpeed Insights
GTMetrix
Pingdom Tools

Se o carregamento do seu blog é inferior a 3 segundo parabéns, você tem um ótimo tempo de carregamento. Estou sempre procurando formas de melhorar a velocidade do meu blog e pesando nisso criei uma lista de 10 passos para você melhorar a velocidade de forma bem simples e rápida.

 

Checklist - 10 dicas para melhorar a velocidade do seu blog

Escolha um boa hospedagem

Invista em uma boa hospedagem para seu blog, pois é fundamental ter um servidor que garanta uptime e que tenha um tempo de resposta rápido.

Servidores grátis não são uma boa escolha, pois não são confiáveis e geralmente lentos.

No inicio escolha por um servidor compartilhado e assim que tiver uma quantidade e visitantes maior migre para um servidor dedicado.

Para maiores informações veja um artigo que publiquei aqui falando sobre como escolher uma boa hospedagem.

Veja também um artigo sobre minha experiência com o GoDaddy.

Otimize seu WordPress

O WordPress é uma das maiores plataformas para gerenciamento de conteúdo, hoje ele é utilizado pelos maiores blogueiros.

Para melhorar a velocidade do seu Blog otimize regularmente o banco de dados, remova revisões, spam, plugins e temas desativados.

Um ótimo plugin para ajudar você nessa tarefa é o WP-Optimize.

Use um tema limpo, rápido e leve

Alguns temas tem mais recursos do que você precisa, tem programação ruim e excesso de códigos. Alguns tem imagens e JavaScript desnecessários.

Sempre escolha por temas com código limpo e tente encontrar um equilíbrio entre a aparência, velocidade e funcionalidade.

Não esqueça de verificar se o tema é responsivo para que seu visitante tenha uma ótima experiência independente do dispositivo, computador, tablet ou smartphone.

Uma sugestão é utilizar Temas Premium pois são geralmente bem programados, com códigos limpos e grande flexibilidade. Temas Premium também fornecem suporte e são continuamente atualizados e melhorados.

Verifique o tempo utilizado pelos plugins

Sempre utilizo plugins pois me ajudam a adicionar recursos nos meus projetos porque não sei programar, o problema é que quanto mais plugins você adiciona, mais CSS e Javascript são adicionado no seu blog.

O melhor é manter no máximo 10 plugins ativos, as vezes temos plugins que fazem o mesmo trabalho ativados no WordPress então, considere se o plugin realmente acrescenta uma melhoria no seu blog, caso contrario desative e desinstale.

Para saber quais plugins consomem mais tempo no carregamento do seu blog utilize o P3 (Plugin Performance Profiler)

Outra dica é usar somente plugins do repositório do WordPress, sempre verifique também a quantidade de download e a data da ultima atualização.

Veja também:  Como controlar Métricas Sociais partir do seu painel WordPress

Otimização de imagens e Lazy Loading

As imagens fazem parte do seu blog, são elas que chamam a atenção do visitante e ilustram nossos conteúdos. O que acontece muito é o upload da imagem em alta resolução e com tamanho acima do layout.

Errado: A Largura da área de texto do seu blog é de 700px e você faz o upload de uma imagem de 1340×450.

Correto: Redimensionar a imagem para ter a largura máxima de 700px e fazer o upload da imagem.

Uma dica é utilizar o Plugin EWWW Image Optimizer ele faz de forma automática compressão e redimensiona as imagens da sua biblioteca de mídia. Outro plugin para imagens é o WP Smush.it aconselho ter um desses plugins instalado no seu blog para otimizar as imagens.

Se você tem um blog com muitas fotos, geralmente blogs de moda, deixo a dica do Plugin Lazy Loading, ele carrega apenas as imagens que estão na primeira dobra do site e assim que o visitante vai rolando a página ele vai carregando aos poucos as outras imagens, com isso a página não precisa carregar completamente, ajudando na velocidade do seu blog.

Ativar Cache, Minify e CDN

Essa parte pode parecer um pouco mais complicada, mas é sem dúvida a maneira mais rápida e eficaz de acelerar o tempo de carregamento da página e melhorar a velocidade do seu blog.

Plugins de Cache ajuda a acelerar porque ele cria uma página estática do seu blog e apresenta essa página para seu visitante em vez do arquivo dinâmico do WordPress, com isso você economiza o trafego do seu servidor.

O Minify remove caracteres desnecessários em seus arquivos de CSS e JavaScript, a fim de reduzir o tamanho e o número de arquivos a serem baixados.

O CDN (Content Delivery Network) é basicamente vários servidores espalhados pelo mundo onde o seu visitante recebe informações do servidor mais próximo dele, por exemplo, um visitante da China chega até seu blog, em vez do servidor do Brasil enviar as informações para o seu visitante da China, ele recebe as informações de um servidor localizado na China, com isso o tempo de resposta é muito maior, simples assim.

Tem uma postagem aqui no WP College onde ensino a utilizar os serviços do CloudFlare um ótimo CDN dá uma olhada lá e comece a usar essa ótima ferramenta.

Manter o blog simples sem firulas

Para obter uma melhora na velocidade reveja todo o projeto do seu blog. É realmente necessário ter todos os Widgets na barra lateral? precisa ter todos os botões, anúncios e pop-ups?

Pense sobre o proposito desses elementos e faça alguns testes.

Algumas considerações

  • Mostrar poucas postagens na página principal
  • Mostrar trechos dos post em vez da completos
  • Simplificar o menu de navegação, slidebar e rodapé, mantendo apenas o necessário

 

Espero ter ajudado você a melhorar o tempo de carregamento do seu blog.

Caso tenha mais alguma dica compartilhe conosco nos comentários.

Até mais!

Checklist – 10 passos para melhorar a velocidade do seu blog
5 (100%) 7 votos

Veja também:


Ultrapack V2

O blog te ajudou? ajude o blog!

Os valores doados serão utilizados para pagar os custos do blog, como hospedagem e domínio.

Doação para o WP College

2 Comentários - Adicionar Comentário

Resposta

Deixe uma resposta

Cadastre-se para receber GRÁTIS minhas melhores dicas!